Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Saiba como são as primeiras manifestações de um enfarte




Os ataques cardíacos são o resultado da exposição prolongada ao stress que
faz com que o nosso sistema segregue uma série de hormonas daninhas que
inflamam as artérias e danificam o tecido cardíaco.

Por outro lado, as mulheres que estão a entrar na menopausa ou já a ultrapassaram, perdem a
proteção que o estrogénio lhes concedia, pelo que correm igual risco de
sofrer mais problemas cardíacos do que os homens.

Veja este exemplo:

"....Ela comentou que não se sentia bem... doíam-lhe as costas.... Foi
deitar-se um pouco até que passasse... Mais tarde, quando fui ver como ela
estava, encontrei-a sem respiração... Não a puderam salvar..."
Comentou o marido ao médico já no Hospital.
Eu sabia que os ataques cardíacos nas mulheres são diferentes, mas nunca
imaginei nada como isto. Esta é a melhor descrição que li sobre esta
terrível experiência...

Sabias que os ataques cardíacos nas mulheres raramente apresentam os
mesmos sintomas 'dramáticos' que anunciam o enfarte nos homens? Refiro-me à
dor intensa no peito, ao suor frio e ao desfalecimento (desmaio, perda de
consciência) súbito que eles sofrem e que vemos representados em muitos
filmes...

Para que saibam como é a versão feminina do enfarte, uma mulher que teve um
ataque cardíaco vai contar-nos a sua história:
"Eu tive um inesperado ataque do coração por volta de 22h30, sem ter feito
nenhum esforço físico exagerado nem ter sofrido algum trauma emocional que
pudesse desencadeá-lo. Estava sentada, muito agasalhadinha, com meu gato nos
joelhos a ver televisão.

Um pouco mais tarde, senti uma horrível sensação de indigestão, como quando
estando com pressa e comemos uma sandes, engolindo-a com um pouco de água.
Essa foi a minha sensação inicial... O 'único problema' era que eu NÃO TINHA
comido NADA desde às 17h00.......

Depois, desapareceu esta sensação e senti como se alguém me apertasse a
coluna vertebral (pensando bem, agora acredito que eram os espasmos na minha
aorta).. Logo, a pressão começou a avançar para o meu externo e subiu até à
garganta e a sensação correu até alcançar ambos os lados de meu queixo..
Tirei os pés do puf e tratei de ir até ao telefone, mas caí no chão...
Levantei-me apoiando-me a uma cadeira e caminhei devagar até ao telefone
para chamar a emergência. Disse-lhes que acreditava que estava a ter um
ataque cardíaco e descrevi os meus sintomas. Tentando manter a calma, disse
o que se passava comigo. Eles disseram-me que viriam imediatamente e
aconselharam-me a deitar-me perto da porta, depois de destrancá-la para que
pudessem entrar e localizar-me mais
rapidamente.

Segui as suas instruções, deitei-me no chão e devo ter perdido os sentidos
quase imediatamente.
Acordei com o cardiologista a dizer-me que haviam introduzido um pequeno
balão na minha artéria femoral para instalar dois 'stents' que mantivessem
aberta minha artéria coronária do lado direito.
Graças às minhas explicações precisas, os médicos já estavam à minha espera
prontos para me atender adequadamente quando cheguei ao hospital....


Dicas importantes:

1. Normalmente as mulheres (mais do que os homens) morrem no seu primeiro
(único e último) ataque cardíaco porque não identificam os sintomas e/ou os
confundem com os de uma indigestão. CHAMEM a AMBULÂNCIA, se sentirem algo
estranho. Cada um conhece o estado natural (ou normal) do seu corpo. Mais
vale uma 'falsa emergência' do que não se atrever a chamar e perder a
vida...

2. Notem que eu disse 'chamem os Paramédicos/Ambulância'. AMIGAS, o tempo é
importante, e as informações precisas também.

3. Não acreditem que não possam sofrer um ataque cardíaco porque o seu
colesterol é normal, porque não têm diabetes ou porque nunca tiveram
problemas cardíacos...

Sem comentários:

Addthis

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...