Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Porque se comemora hoje o "Dia dos Namorados" ou "Dia de S.Valentim"



Hoje é dia 14 de Fevereiro e comemora-se o "Dia dos Namorados" e nós aqui no nosso "De olho no Mundo" vimos-lhe contar como tudo aconteceu e porque se comemora hoje este dia de amor e ternura entre os enamorados.

Conta a história que o imperador Romano Cláudio II, proibiu a realização de casamentos, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade.

No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.

Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim.

Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 D.C..

Fica assim então explicada  a origem do Dia de S. Valentim (Valentinus)

Sem comentários:

Addthis

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...