Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Portagens na A22 a partir de 15 de Abril

















As portagens na A22 irão mesmo avançar já a partir do dia 15 de Abril apesar das tentativas da AMAL de adiar a introdução de portagens nesta via e após reunião do presidente da AMAL Macário Correia com o Secretário de Estado das Obras Publicas.


Nesta altura já estão a ser instalados pórticos na A22 para os dispositivos de cobrança.

Haverá no entanto e segundo o Secretário de Estado das Obras Publicas um sistema de isenções para os residentes no Algarve até 30 de Junho de 2012.




A introdução de portagens na A22 levará a diminuição da competitividade do Algarve como região turística, irá provocar uma aumento da carga fiscal sobre o turismo, colocar a região em desvantagem face a Andaluzia que é a principal concorrente de destino turístico mais próxima.

Para além disto o desvio de tráfego para a EN125 levará a que aumente a sinistralidade naquela via já por si perigosa devido ao seu mau ordenamento, más condições de piso, visibilidade e sinalização. Prevê se que o tráfego nesta via piore principalmente nos meses de Julho e Agosto em que há uma maior afluência na região devido as férias.

Muitos condutores para fugir ao pagamento de portagens irão entupir a EN125 que se já é caótica nos outros anos na altura do verão, então com esta situação irá piorar.

No entanto está previsto que os primeiros 9 km da A22 junto a ponte internacional do Guadiana não sejam taxados sendo que o primeiro pórtico de cobrança irá situar se após a saída de Altura/Monte Gordo. Esta medida pretende facilitar a entrada de espanhóis assim como as trocas comerciais de fronteira. Se a cobrança de portagens iniciasse logo após a 1ª saída portuguesa seria necessário percorrer 10 km, 6 dos quais a velocidade de 50km/hora para entrar na EN125.

Os protestos já começaram e já se preparam manifestações contra a medida tomada :


Sem comentários:

Addthis

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...