Páginas

domingo, 10 de julho de 2011

A árvore mais antiga de Portugal reconhecida cientificamente



Apresento-vos aqui no nosso "De olho no Mundo" a mais antiga  árvore de Portugal, pelo menos certificada com 2850 anos, vive em Santa Iria da Azóia, concelho de Loures, está carregada de azeitona portanto de boa saude  e a sua base tem 10,15 metros de perímetro, uma verdadeira reliquia!!.  A conclusão é de um grupo de investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em parceria com a empresa Oliveiras Milenares.

Este estudo, desenvolvido por José Luís Lousada e Carlos Pacheco Marques, foi conseguido graças a uma nova metodologia de datação de árvores até aos três mil anos de idade que não ameaça a sua sanidade, como acontecia anteriormente.

Os métodos antigos tinham como base a identificação e contagem dos anéis ou a análise de radiocarbono da madeira formada nos primeiros anos de vida, o que implicava a danificação de parte dos troncos.

Até à descoberta deste novo método, a árvore mais antiga do país era também uma Oliveira, contava 2210 anos e era localizada nas Pedras d’El Rei, em Tavira.

José Luis Louzada acredita que haverá no país uma oliveira mais antiga, mas cujo dono não acedeu à certificação.

O investigador crê que em Trás-os-Montes e talvez na Beira Baixa existam castanheiros milenares, assim como na Galiza. Investigadores 'vizinhos' têm tentado financiamento europeu para comprovar a hipótese, o que ainda não aconteceu, acrescentou o investigador.

Os líderes do estudo foram José Luis Louzada e Pacheco Marques, investigadores do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da UTAD.

Fonte: Boas Noticias e Expresso.pt

Sem comentários:

Addthis

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...