Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

João Paulo II é beatificado pela igreja católica em Roma



A praça de S.Pedro em Roma está cheia de fiéis para assistir à beatificação do  Papa João Paulo II que acontecerá amanhã 01 de Maio

O anúncio foi feito depois de Bento XVI ter aprovado  um decreto oficial que valida um milagre atribuído ao antecessor.

Esta beatificação vai ocorrer num prazo muito inferior ao período de cinco anos habitualmente respeitado antes de iniciar qualquer procedimento.

A rapidez é explicada pela "reputação de santo atribuída ao papa João Paulo II em vida, na morte e após a morte", indicou o Vaticano em comunicado.



A Comissão dos cardeais e bispos membros da Congregação para a Causa dos Santos aprovou o milagre necessário para permitir a beatificação, reconhecendo como "milagrosa" a cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre, que sofria de Parkinson, tal como João Paulo II.

João Paulo II morreu a 2 de abril de 2005 com 84 anos.

 O prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Angelo Amato, comunicou a decisão numa audiência com Bento XVI, que assinou o decreto de reconhecimento do milagre e a fixar a data da cerimónia no Vaticano, no segundo domingo após a Páscoa.

O processo de João Paulo II, papa durante 27 anos, foi lançado muito rapidamente após a sua morte.

Durante as cerimónias fúnebres, muitos fiéis na Praça São Pedro gritaram: "Santo subito!" (Santo já!).

Uma vez beatificado e para que o papa polaco se torne santo, será preciso que um segundo milagre lhe seja atribuído.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O casamento do principe William e Kate o maior acontecimento do ano


O maior acontecimento do ano acontece já na próxima 6ª feira, o casamento real entre o principe William e Catherine  Middleton um pebleia que encantou o principe real e vai levar ao altar.

Mil e novescentas pessoas, entre os quais muitos reis, príncipes, chefes de Estado, diplomatas, familiares e amigos foram convidados ao casamento do príncipe William e de Kate Middleton, em 29 de abril, na abadia de Westminster, em Londres ainda deve reunir  mais de 600 mil pessoas nas ruas de Londres.

O mundo está de olhos postos neste acontecimento, várias televisões de todo o mundo vão estar em direto durante toda a cerimónia.

terça-feira, 26 de abril de 2011

25 anos após o maior desastre nuclear da humanidade




Relembra-se hoje os 25 anos da maior catástrofe nuclear que já sucedeu a nível mundial,em abril de 1986, uma nuvem perigosa e invisível pairou sobre a Europa. A ameaça que vinha pelo ar tinha origem na usina atômica de Chernobyl, na antiga União Soviética (URSS), hoje território da Ucrânia. No dia 26 deste  mês, o reator de número 4 da central se desintegrou, provocando o maior acidente nuclear da história.

25 anos depois, Pripyat, localidade nos arredores da usina, é uma cidade fantasma. Já os perigos da energia atômica continuam presentes, nas vítimas ucranianas que ainda padecem de câncer, e agora no desastre da central de Fukushima, no Japão.


O que provocou o acidente:

Vários erros humanos e técnicos estão na origem do desatre. No dia da tragédia, técnicos faziam um teste de segurança no reator 4, reduzindo sua capacidade operacional para 20% do total. Esse nível acabou despencando para quase 1%, obrigando os operadores a aumentarem a potência do reator rapidamente.

O engenheiro-chefe adjunto, Anatoly Dyatlov, levou o teste adiante. Foi um erro fatal. Um súbito aumento da capacidade de operação, associado a falhas no sistema de segurança e resfriamento, levou à explosão. A temperatura no interior do reator ultrapassou os 2.300° C e nem mesmo o teto de aço e concreto suportou a pressão. À 1h23 daquele sábado ocorreu o maior desastre nuclear da história.




Fonte: R7

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Civismo e Cidadania - Temos muito a aprender com os Japoneses!!




Efectivamente as consequências do terramoto de Março e da crise nuclear no Japão são mais graves do que inicialmente se esperava  e farão a economia japonesa crescer a um ritmo inferior aos 1,7 por cento estimados, reforça a OCDE num relatório hoje divulgado.

Apesar da desgraça este povo tem características únicas de educação, respeito e oganização entre si, eles se sacrificam uns pelos outros e se respeitam de uma forma exemplar!!

O Mundo deveria colocar os olhos neste povo que passou e continua a passar por uma das maiores provações e desgraças que poderiam ter acontecido, o problema nuclear parece sem dúvida ser o mais grave e mais lento de solução e mesmo assim eles se mantêm firmes, aparentemente tranquilos e activos desejando num menor tempo possível recuperar a vida que tinham e solucionar dentro do possível os seus graves problemas.

Pois é, o civismo e a cidadania varia muito de país para país e estas
coisas começam por se aprender  na família e na escola.Quem já viu os
alunos de uma escola japonesa a visitar um museu, por exemplo, percebe
isto perfeitamente.

Temos muito que aprender...estão a milénios luz à nossa frente...

10 LIÇÕES JAPONESAS

*1. A CALMA**

*Nem um único sinal de pânico. A tristeza foi crescendo mas a atitude
positiva manteve-se.

*2. A DIGNIDADE**

*Foramfeitas longas filas para a água e mantimentos. Nem uma palavra
áspera ou um gesto bruto.

*3. A CAPACIDADE*Arquitectura incrível e engenharia irrepeensível. Os edifícios
oscilaram, mas nenhum caiu.

*4. O CIVISMO*

As pessoas compravam somente o que precisavam para o presente, para que
todos pudessem ter acesso aos bens.

*5. A ORDEM**

*Não houve saques nas lojas. Não houve buzinões nem ultrapassagens nas
estradas. Apenas a compreensão pelo momento pelo que todos passavam.

*6. O SACRIFÍCIO*

Cinquenta trabalhadores não foram evacuados das instalações da central
Nuclear para assegurarem que a água do mar fosse bombeada para os
reactores. Nunca serão reembolsados!

*7. A TERNURA**

*Os restaurantes reduziram os preços. Uma ATM foi deixada sem segurança.
Os fortes cuidaram dos fracos e a entreajuda estava na rua em todos os
locais.

*8. O TREINO*

Os idosos e as crianças sabiam exactamente o que fazer. E fizeram
exactamente o que era pressuposto fazer.

*9. A COMUNICAÇÃO SOCIAL*

Os jornalistas mostraram dignidade e contenção no modo como reportaram
as notícias. O sensacionalismo foi rejeitado. Somente reportagens serenas.

*10. A CONSCIÊNCIA**

*Quando, numa loja, energia eléctrica falhou as pessoas colocaram as
coisas que tinham na mão nas prateleiras e sairam tranquilamente.

sábado, 16 de abril de 2011

Poderá o consumo de leite estar na origem do cancro da mama e próstata?!



É com alguma preocupação e cautela que vos trago hoje aqui no nosso "De olho no Mundo" mais um tema polémico mas que convém conhecer e estar atento. Falo-vos do  valor do leite na nossa alimentação, pessoalmente acho indispensável na minha, assim como quase todas as pessoas que conheço utilizam na sua alimentação uma percentagem bem importante de lactícineos até porque nos é incutida essa mesma prioridade (consumir bastantes lactícineos para prevenir doenças como a osteoporose). E agora vêm dizer que pode ser responsável pela degenerescência das células do nosso corpo!!

Há quem considere que o leite de vaca e de outros animais é bom sim mas para os da sua espécie e só, também alguns documentos e sites  que consultei  recentemente refere que alimentos como o chá verde e os  brócolos são extremamente desmotivadores para as células cancerígenas travando até a sua proliferação  e multiplicação.

Agora vou transcrever-vos um email que recebi e que esclarece de uma forma mais clara e precisa esta teoria através de um exemplo flagrante de alguém que passou por uma experiência avassaladora:

"É a história da professora Jane Plant, geoquímica e chefe científica do British Geological Survey— uma prestigiada instituição pública britânica que se dedica à investigação em matéria de Geologia —pode constituir um significativo exemplo para muitas mulheres, já que ela sobreviveu a 5 tumores mamários e às práticas médicas convencionais para tratar o câncer e fê-lo, segundo ela mesma afirma,de uma forma muito simples: eliminando todos os lácteos de sua dieta. A sua história é parecida à de muitas outras mulheres. Sentiu o mesmo pânico quando lhe diagnosticaram câncer de mama e confiada no bem saber e fazer dos oncólogos submeteu-se a uma mastectomia e à irradiação dos ovários porque lhe disseram que assim provocava-se a menopausa,suprimia-se a produção de estrogênio e se poderia curar o câncer, mas tudo resultou falso.De fato o câncer reproduziu-se até 4 vezes. Sofri a amputação de uma mama, submeteram-me a radioterapia e a uma quimioterapia muito dolorosa.Vieram os mais eminentes especialistas do meu país mas no meu íntimo estava certa que estava enfrentando a morte. E estive quase a ponto de “atirar a toalha”, conta a professora Plant no seu livro “Your life in your hands” (A Tua Vida Nas Tuas Mãos) onde relata a sua própria experiência e explica como chegou à ideia que acabou por salvar a sua vida:


Teve origem numa viajem de meu marido à China — conta em sua obra — comecei a pensar que a minha enfermidade era virtualmente inexistente em tal país. De fato só uma em cada 10.000 mulheres morre de câncer de mama na China enquanto que só no Reino Unido os números oficiais falam de uma em cada 12. Então o meu marido — que também é cientista — e eu mesma, começamos a investigar sobre a forma de vida e alimentação dos orientais até que chegamos à ideia que me salvou a vida:



As mulheres chinesas não tinham câncer de mama nem os homens desenvolviam tumores prostáticos porque são incapazes de tolerar o leite e, portanto, não o tomam.

E mais, sabemos que os chineses são incapazes de compreender a preocupação ocidental por tomar leite de vaca. Eles nunca o utilizam e muito menos para amamentar os seus bebês!
 
E se parar para pensar, não pode ser uma simples casualidade que, mais de 70% da população mundial tenha sido incapaz de digerir a lactose. Hoje creio que a natureza tenta avisar-nos a tempo, de que estamos comendo um alimento errado. Quando Jane Plant escreveu tudo isto, estava a fazer quimioterapia ao seu quinto tumor mamário.E foi então quando decidiu suprimir por completo a ingestão de lácteos, incluindo todos os alimentos que contêm algo de leite:Sopas, biscoitos, pastéis, margarinas, etc.
E que sucedeu? — Em só uns dias - refere em seu livro — o tumor começou a encolher.Duas semanas depois da minha 2ª sessão de quimioterapia e uma semana depois de haver suprimido o leite e seus derivados, o tumor começou a picar-me.


Logo abrandou e começou a minguar. Umas seis semanas depois havia desaparecido. De fato meu oncologista, do Charing Cross — Hospital de Londres, no pôde reprimir um exclamar maravilhado:“Não o encontro!”quando examinou a zona onde havia estado o tumor.Pelo visto, não esperava que alguém com um câncer tão avançado — pois já havia invadido o meu sistema linfático — pudesse sobreviver. Felizmente, aquele oncologista conseguiu superar seu ceticismo inicial e na atualidade, recomenda uma dieta sem lácteos aos seus pacientes. Convencida de que deixar de tomar lácteos era o que lhe havia salvado a vida, Jane Plant decidiu partilhar os seus conhecimentos e sua experiência no livro antes mencionado. E de imediato, mais de 60 mulheres afligidas de câncer de mama se puseram em contato com ela para pedir-lhe conselho. E seus tumores também desapareceram.



Ainda que não tenha sido fácil aceitar que uma substancia tão “natural” como o leite pudesse ter tais repercussões para a saúde —explica Plant — agora não tenho dúvida de que a relação entre os produtos lácteos e o câncer de mama é similarà que existe entre o tabaco e o câncer de pulmão.Mas não só isso porque, por exemplo, já em 1989 o Dr. Daniel Cramer da Universidade de Harvard,determinou que estes produtos estão implicados na aparição do câncer dos ovários. E os dados sobre o câncer da próstata conduzem a conclusões similares. A própria Organização Mundial de Saúde (OMS), afirma que o número de homens que padecem deste câncer na China, é de 0,5 por cada 10.000 enquanto que no Reino Unido o número é 70 vezes maior.A chave está pois, sem dúvida, no consumo de lácteos.

Para a professora Plant o leite de vaca é um grande alimento... mas só para os bezerros! E afirma, convencida, que a natureza não o destinou para ser consumido por nenhuma outra espécie! De fato estou convencida —conclui — de que salvei a minha vida por deixar de consumir leite de vaca. Só desejo que a minha experiência possa servir a mais mulheres e homens que, sem o saberem, podem estar, ou virem a estar, enfermos por causa dos lácteos que consomem. Em seu livro, para além de detalhes da sua própria experiência e dados interessantes sobre suas investigações acerca dos efeitos do leite de vaca sobre nossa saúde, reconhecem-se uma série de recomendações nutricionais que se resumem em alimentar-se basicamente de leite de soja, chá de ervas, sementes de sésamo, tofú,nozes, muita fruta e verduras frescas."

Healing Hugs Always, Jeannette

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Hoje é Dia Mundial do beijo, aproveite!! seja feliz



Hoje dia 13 de abril  comemora-se o Dia Mundial do Beijo. E quem não gosta de beijo?!! Vários especialistas dizem que beijar é uma das formas mais simples de alcançar o paraiso, mas, para além de ser uma demonstração de afecto. Então aproveite hoje e beije muito!!

Por cada beijo dado, 29 músculos são activados e 12 calorias são queimadas. O stress diminui e beijar é uma terapia eficaz no combate da depressão.

A auto-estima também aumenta, porque quem recebe um beijo sente-se desejado e, por isso, mais confiante.
Beijar tráz mesmo beneficíos a nível físico e psicológico ora veja a lista:

1 - Os beijos na boca previnem cáries e placa bacteriana, porque estimulam a produção de saliva. E isso mantêm os dentes limpos e ajudam a controlar a acidez da boca.

2 - Nos beijos apaixonados as batidas do coração sobem, em média, de 70 para 150 por minuto. O coração acaba por bombear 1 litro de sangue a mais do que o normal pois as células pedem mais oxigénio para trabalhar.

3- O aparelho circulatório e também o digestivo só têm a ganhar com uns bons beijos na boca, havendo também uma redução de casos de insónia e de dores de cabeça nas vidas dos mais beijoqueiros.

4 - Um casal tailandês arrecadou este ano o prémio do Guinness para o beijo mais longo de sempre, com a duração de 46 horas e 24 minutos... sem adormecer a meio! Eu cá não sei se conseguia...

5 - Levantar pesos no ginásio? Naaa... fique a saber que cada vez que beija alguém está a movimentar 29 músculos (12 dos lábios e 17 da língua).

6 - Desde os mais maternais aos mais apaixonados, uma pessoa troca, em média, 24 mil beijos ao longo de sua vida (ok, o Zezé Camarinha deve ter uma média diferente... cada caso é um caso!)

7 - Um beijo pode repassar 250 vírus e bactérias diferentes...  quanto a mim, tou nem aí! "Quando morrer vou deitada", já dizia a minha avó Laura...

8 - Quando se beija alguém, os resíduos de saliva alheia permanecem na nossa boca durante três dias... nada que bochechar com elixir não resolva, diria eu.

9 - Um beijo apaixonado pode significar a aplicação de uma pressão de 12 quilos sobre os lábios. Já um beijo carinhoso dado num bebé pode ser pesado apenas em gramas.

10 - Um estudo levado a cabo pela Universidade de Princeton, em 1997, concluiu que parte do nosso cérebro está preparada para nos ajudar a encontrar os lábios dos nossos "mais que tudo" no escuro... talvez seja por isso que os beijinhos no escurinho do cinema (e não só) sabem sempre tão bem.



Fonte: expresso e tvi24

terça-feira, 12 de abril de 2011

A mulher vampiro mexicana



Hoje trago-vos um caso bem estranho e insólito, tão estranho que achei interessante mostrar aqui no nosso "De olho no Mundo", apresento-vos Maria José Cristerna, tem 35 anos, é mexicana e mais conhecida pelo seu apelido. “La Mujer Vampiro”, ela era advogada, depois tornou-se  tatuadora, e colocou sua arte no próprio corpo após passar anos de sofrimento por violência doméstica como nos conta no video que vos deixo de seguida,  ela tem tatuado quase 100% do corpo, tem chifres de titanio, e presas de vampiro.

 Maria José mostrou o seu corpo como uma peça de arte na exposição de tatuagens  de Monterrey durante a semana que passou e falou um pouco sobre a sua vida.

Foi criada de acordo com os valores da Igreja Católica e tem quatro filhos. Garante que vive uma vida normal, que se sente bonita e que é uma mãe muito dedicada.

É preciso muita coragem, ou muita loucura para viver bem diariamente com toda esta transformação!!

Agora veja os videos:






domingo, 10 de abril de 2011

FMI aterra em Portugal na próxima 3ª feira para ajudar o país a ultrapassar a crise financeira



PORTUGAL pede ajuda à União Européia

O Primeiro Ministro demissionário de Portugal. José Sócrates, comunicou durante a passada semana  a decisão de pedir ajuda financeira á União Europeia mesmo muito contra a sua vontade. Logo em seguida, a Comissão Europeia e o Fundo monetário Internacional (FMI) , informaram que estão prontos para socorrer o País.

Em visita na semana passada, a presidente Dilma Rousseff também disse que iria ajudar. Portugal se tornou o terceiro País do euro a recorrer a uma ajuda de seus parceiros. A chamada crise da divída da européia foi uma consequencia da crise econômica de 2008.

Para proteger a economia, os governos aumentaram suas despesas. Resistente a um pedido de socorro externo desde o ano passado, Sócrates renunciou em 23 de março ao ver seu plano de ajuste fiscal ser derrotado no Parlamento. As novas eleições foram convocadas para 5 de junho.

 Os analistas do mercado financeiro especulam que poderá chegar a 80 bilhões de euros ( equivalentes a R$ 184 bilhões) . É o momento para assumir as responsabilidades perante o País, afirmou o primeiro- ministro português.

Muitos falam que vão haver ainda mais cortes nas despesas do país e como é natural diminuição do poder de compra dos portugueses, a vida vai ficar mais dificil para muitas familias, o povo está revoltado e apreensivo em relação ao futuro!! Só nos resta ter esperança e acreditar que a crise vai passar depressa.


Dias depois do massacre numa escola do Rio de Janeiro a Holanda vive crime idêntico num Centro Comercial



Logo após o massacre que ocorreu no Brasil no Rio de Janeiro  que acabou tirando a vida a 12 crianças numa escola da cidade, acontece logo na mesma semana um segundo crime com os mesmos contornos agora na Holanda, algo inesplicável está a acontecer!!

No começo da tarde de sábado, Tristan van der Vlis entrou no centro comercial De Ridderhof, perto de sua casa. O dia era de sol  e muitas famílias passeavam e faziam compras. Durante cerca de 20 minutos, o jovem percorreu os corredores do centro sem pressa, disparando com uma arma automática contra clientes e lojistas, antes de cometer suicídio.

A sua atitude ainda não tem explicação. Em uma carta deixada para os pais, revelada durante a noite, Tristan expressa sua vontade de tirar a própria vida, embora nada deixasse entrever que ele pretendia realizar um massacre tão brutal.

Assim, a Holanda amanheceu de luto neste domingo, um dia depois da matança  no centro comercial da cidade de Alphen aan den Rijn, no oeste do país, onde o jovem de 24 anos entrou atirando  e assassinando seis pessoas antes de cometer suicídio.

A maioria dos veículos de comunicação do país destacam neste domingo o facto deste tipo de crime não ser habitual na Holanda tal como não o é no Brasil, lembrando que este tipo de tiroteio é mais frequente em outros países, como os Estados Unidos. Porém Eelco Dykstra, especialista em gestão de crises, em entrevista à televisão pública NOS afirmou a Europa regista maior número de casos deste tipo do que nos Estados Unidos.

Tristan, que era membro de um clube de tiro e possuía licença de porte de armas, já havia tido problemas com a polícia em 2003 em um episódio relacionado à lei de armas e munições do país. O caso acabou arquivado.






Fonte: em.com.br

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Terror numa escola do Rio de Janeiro ex-aluno mata 11 crianças




Uma verdadeiro terror foi o que viveram alunos, professores e funcionários de uma escola no Rio de Janeiro, um homem invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e, com duas armas, efetuou vários disparo aleatórios por onde passava. Doze pessoas morreram, entre elas dez meninas, um menino e o próprio atirador que acabou por se suicidar. Também se contaram 13 feridos, a maioria atingida no tórax e na cabeça.

Segundo um funcionário, o homem entrou em uma turma de 8.ª série, no primeiro andar, com cerca de 40 alunos em sala. Ele teria afirmado que faria uma palestra, mas daí sacou a arma e disparou contra as crianças. Quando percebeu que havia polícia no local, o atirador tentou fugir, trocou tiros com a PM, foi baleado na perna e acabou se matando.

O governo do Rio de Janeiro informou que havia aproximadamente 400 alunos na escola no momento do atentado. A escola tem 14 turmas no período da manhã, de 1ª à 8ª série. Os estudantes têm entre 9 e 14 anos.

A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, decretou luto de três dias de luto em memória das vítimas do massacre de quinta-feira, numa escola no Rio de Janeiro. De referir que este tipo de crime e acontecimento não é comum no Brasil por isso o choque ainda ser maior.

As autoridades já confirmaram a existência de uma carta deixada pelo atirador que matou 11 crianças na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro. A carta estará agora a ser analisada pelas autoridades. A polícia chegou a atingir o atirador mas este acabou por se suicidar.













 
Fonte: Jornal do Povo e Jornal Digital

Presidente Berlusconi investigado em caso de prostuição de menores na Itália


Silvio Berlusconi primeiro ministro da Itália poderá ser acusado de envolvimento com uma adolescente bailarina num caso de prostituição em sua casa em Milão.

Em comunicado, a equipa de procuradores confirmou ter convocado Berlusconi assim como os seus advogados neste processo em que “Il Cavaliere” é suspeito de ter “interferido de forma inadequada” quando em Maio passado tentou libertar de uma esquadra a rapariga, então com 17 anos, que tinha sido detida em Milão por suspeitas de roubo.

O inquérito, foi avançado por um dos investigadores sob anonimato à agência noticiosa britânica Reuters, segue também alegações de que Berlusconi esteve envolvido em prostituição de menores.

Tais alegações foram prontamente qualificadas como "absurdas e sem fundamento" pela equipa de advogados de Berlusconi. Também em comunicado, os juristas explicaram que as acusações de aliciamento a prostituição já tinham sido negadas por todos os principais envolvidos e testemunhas no caso, avaliando ainda que esta investigação constitui "uma séria interferência na vida privada" do primeiro-ministro.

Este caso veio a público em Outubro, quando a rapariga, Karima El Mahroug, de origem marroquina e que dançava em clubes nocturnos, vendeu a sua história aos jornais. A jovem – conhecida pelo nome artístico “Ruby” – contou que lhe foram pagos sete mil euros depois de ter participado numa das festas, supostamente de forte teor sexual, organizadas pelo primeiro-ministro.

Berlusconi, que foi ele mesmo buscar a rapariga à esquadra, admitiu publicamente conhecê-la, e até ter telefonado à polícia de Milão. Mas nega ter cometido qualquer crime ou agido de forma imprópria. Sustenta que se limitou a prestar ajuda a uma pessoa que precisava de ajuda e que não exerceu qualquer influência nem pressionou os agentes para que Karima fosse libertada.
Mas parece que não foi só esta jovem, segundo o novo documento, de 227 páginas, a brasileira Iris Belardi esteve pelo menos 30 vezes com o primeiro-ministro italiano em 2010. Mas, se acordo com a investigação, já no ano anterior, em Novembro, pouco tempo antes de completar os 18 anos, a jovem estivera duas vezes com Berlusconi. Conclusões a que as autoridades chegaram graças a escutas telefónicas.

Um documento anterior, revelado há 10 dias, era referida a ligação do primeiro-ministro italiano com uma jovem marroquina chamada Karima El Mahroug.

Sílvio Berlusconi tem negado as acusações de envolvimento com menores. A jovem marroquina também já desmentiu qualquer relacionamento sexual com o governante.

Berlusconi, que até o momento não foi condenado de forma definitiva em qualquer das acusações que responde, será processado em 'procedimento imediato', o que implica na existência de evidências suficientes.

Vídeos, fotos, gravações, escutas telefônicas e testemunhos integram a montanha de provas reunida pela promotoria.

"Jamais se montou um processo tão poderoso e sofisticado. Foram analisados mais de 150 mil telefonemas para dar o golpe final em Berlusconi", escreveu a revista Panorama.

Segundo Berlusconi, "os promotores pisaram nas leis diante de objetivos políticos e da grande ressonância midiática, para inverter a vontade popular".

O primeiro-ministro corre o risco de ser condenado a até três anos de prisão por violar o artigo 600 do Código Penal, que paradoxalmente foi introduzido por seu governo para combater a prostituição infantil.

Também pode ser condenado por abuso de poder, com pena prevista de seis a doze anos de prisão.

Fonte: Publico.pt e dn.pt