Esta é uma aranha venonosa e está em Portugal! Julga-se que possa ter entrado no país juntamente com a importação de bananas, uma vez que esta aranha habita e coloca ovos nas bananeiras e nós estamos aqui no nosso "De olho no Mundo" a alertá-lo e a informá-lo para que ela não faça mais vitimas.
Estas aranhas não andam por aí às centenas, mas ultimamente têm acontecido alguns casos e é bom saber como agir na eventualidade remota de tal acontecer, o caso conhecido é da localidade de Monte Gordo no Algarve.
É necessário, mesmo, ir logo ao médico e exigir um antibiótico para infecção de pele.
A aranha armadeira é uma espécie bastante agressiva. São aranhas que medem cerca de 3,5cm de comprimento com pernas que podem medir até 5cm.
A sua actividade é maior ao entardecer e à noite. Esta espécie não tece teia e é encontrada nas árvores, principalmente nas folhagens.
É comum ser encontrada no interior das residências. A picada resulta numa dor violenta no local, que se irradia pela região atingida.
A vítima apresenta tonturas, queda de pressão, vómito, sua muito e pode ter espasmos.
Caso ocorra picada por esta espécie de aranha, a vítima deve procurar um hospital para aplicação de soro antiaracnídico e aplicação de anestésico em volta da picada.
Julga-se que possa ter entrado no país juntamente com a importação de bananas, uma vez que esta aranha habita e coloca ovos nas bananeiras.
Nesta época do ano, este tipo de aranha é muito comum aparecer em sua casa, empresas, etc..
Conhecida como aranha armadeira, é venenosa e, a sua picada causa muita dor, luxação, e, se não tratar rapidamente, pode causar lesões sérias na região afectada, podendo até perder o membro afectado.
Ela gosta de ambientes quentes e secos. Quando se sente ameaçada ataca a vítima, chega a pular até 1m de distância. Portanto, caso veja uma destas aranhas, CUIDADO, não se trata apenas de uma aranha de jardim.
Em caso de acidente, imobilize o membro afectado dirija-se ao hospital o mais rápido e, se possível, capture a aranha (morta ou viva), e leve-a consigo.
As imagens que vos mostramos são um pouco fortes, mas espero que sirvam como um alerta, avisando principalmente as crianças para que sacudam as roupas e os sapatos antes de se vestirem.
Sem comentários:
Enviar um comentário