Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Fado consagrado Património Cultural da Humanidade pela UNESCO




Portugal está de parabéns e a nossa cultura e música também, no passado domingo (27/11) , em Bali, na Indonésia, o Fado foi proclamado Património Cultural da Humanidade pelo VI Comité Inter-Governamental da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura. A candidatura portuguesa foi considerada exemplar pelos peritos da UNESCO, tal como as do Paraguai e de Espanha.

Um reconhecimento que todos nós merecemos e que não poderia deixar de ser reconhecido também aqui no nosso blog "De olho no Mundo".

A presidente da Assembleia da República, Maria da Assunção Esteves, numa mensagem enviada à Lusa, afirma que "o Parlamento partilha com os cidadãos portugueses a alegria de ver o Fado reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade".

"No Fado se cantam os nossos poetas e a nossa cultura de universalismo e diáspora, mas, sobretudo, a condição de todos, que é a condição de uma comum humanidade", escreve Maria da Assunção Esteves.

Amália Rodrigues foi a maior fadista de todos os tempos, e também para ela esta homenagem e este grande mérito.

Fonte: Sic Noticias

domingo, 20 de novembro de 2011

Rinocerontes negros são deslocados de helicoptero na África a fim de evitar a extinção


Uma iniciativa digna de ser assinalada aqui no nosso "De olho no Mundo" foi executada há poucos dias nos céus da África do Sul, a tentativa de salvar e proteger da extinção um grupo de rinocerontes negros que ainda restam no país foi descolado por helicóptero por especialistas para uma zona protegida de forma a garantir a sua segurança e reprodução.

Restam cerca de 1500 exemplares destes corpulentos animais naquela país e a hora de fazer alguma coisa para que mais tarde os nossos netos também os possam conhecer ao vivo é agora!

Confira o vídeo da  excelente matéria realizada pela SIC sobre esta  espetacular expedição e fique por dentro de mais pormenores da trabalhosa mas compensadora operação de salvamento desta espécie:


sábado, 12 de novembro de 2011

Previsões apontam para o desaparecimento do chocolate dentro de 20 anos




Noticia assustadora para os amantes de chocolate que trago hoje aqui no nosso "De olho no Mundo" previsões apontam para a sua quase "extinção" e passo a explicar porquê, o que se prevê é que em 20 anos o chocolate pode se tornar uma iguaria rara. O consumo do doce está aumentando mais rápido que a produção de cacau, de acordo com a Associação de Pesquisa do Cacau da Inglaterra. Isso significa que o preço do chocolate deverá ficar muito mais caro no futuro.

De acordo com a associação, o preço do cacau dobrou nos últimos seis anos. Isso porque os produtores não recebem incentivos para replantar as árvores nas plantações. Além disso, o cacau só pode ser cultivado em zonas próximas à linha do Equador, compreendendo, em sua maioria, países em desenvolvimento, sem grandes recursos.

Grandes fabricantes de chocolate já uniram esforços e sequenciaram o genoma do cacau na tentativa de descobrir meios de produzir plantas mais fortes, adaptáveis a outros ambientes. Contudo, mesmo o cacau fortalecido deverá competir com alternativas mais rentáveis, como as plantas que possibilitam a produção de biocombustíveis e alimento, milho, cana e soja. Essas plantas trazem mais lucro ao produtor e são mais fáceis de serem cultivadas, de acordo com a associação inglesa.

A Costa do Marfim, o maior produtor mundial de cacau, já sofre com a carência de fazendeiros e a saída dos jovens do campo rumo ás grandes cidades. Já na Indonésia, o 3º maior produtor do mundo, o problema são as mudanças climáticas, que diminuem a produção e elevam o preço.



Caso os produtores africanos abandonem o plantio do cacau, a América do Sul, o Caribe e a Ásia podem não satisfazer a demanda crescente por chocolate de grandes mercados em ascensão, como a China e a Índia.

Embora seja um grave problema, o empobrecimento da terra (fruto de anos seguidos de uma mesma planta sendo cultivada) poderia ser resolvido com acréscimo de nutrientes e políticas adequadas de rodízio na plantação. O maior desafio é competir com outras lavouras mais rentáveis (como palmeiras) que cada vez mais são usadas em biocombustíveis.

Além de de procurar por alternativas com maior margem de lucro, como a borracha, pequenos produtores estão se mudando para grandes centros atrás de melhores empregos. O resultado, de acordo com o relatório publicado no jornal inglês The Independant, será o encarecimento do chocolate.

John Mason, diretor-executivo e fundador do Conselho de Pesquisa e Conservação da Natureza, com sede em Gana (África), disse que em 20 anos, o chocolate será como o caviar. "Será tão caro e escasso que o cidadão comum não conseguirá comprar". O mercado do chocolate já mostra uma tendência de alta de preços. O recente crescimento na indústria de 5,8 bilhões de dólares se deu apenas nos chocolates premium.


As boas notícias ou ... menos más:

Entidades vêm se unindo para fornecer condições mais justas de trabalho e, claro, incentivos para as novas gerações. Por exemplo, em Gana, o 2º maior produtor mundial de cacau, existem muitas cooperativas de trabalhadores que conseguem aumentar seus lucros.

A Nestlé tem um projeto que pretende replantar 10 milhões de árvores para seus fornecedores na próxima década. No futuro,a ideia é apenas comprar cacau desses fazendeiro certificados.

Segundo os especialistas, a indústria do chocolate está bem à frente de outras (como a do café), na implementação de uma cadeia de produção sustentável

O melhor é aproveitar  enquanto há porque não sabemos até quando poderemos saborear essa delicia!!

Há até quem diga que não vive sem chocolate!

Fonte: Abril.com

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Lenda do Dia de S.Martinho que este ano acontece na capicua 11/11/11




O Dia de São Martinho é celebrado anualmente a 11 de Novembro, curiosamente este ano e comemorado num dia muito especial que todos os "1s" se conjugam é o 11.11.2011 para os supersticiosos poderá ter grande significado, para outros é apenas mais um dia do calendário, que lembramos aqui no nosso "De olho no Mundo".

O dia de S. Martinho é uma das celebrações que marcam o Outono em Portugal.

Para quem não conhece ou simplesmente não está lembrado, a lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.

A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do Verão anterior ou também a conhecida água pé.

Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.

Provérbios portugueses  de São Martinho :
  • Por S. Martinho semeia fava e o linho.
  • Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
  • Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
  • No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.
  • No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho.
  • No dia de S. Martinho com duas castanhas se faz um magustinho.
  • Dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.
  • Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
  • Pelo S. Martinho, todo o mosto é bom vinho.
Fonte: Calendarr.com

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Simulação de viagem a Marte termina após mais de um ano de reclusão




Uma missão a "Marte"  foi levada a cabo por um pequeno grupo de homens de várias nacionalidades e de diversas profissões em  Moscou e teve o seu termino  6ª feira  (4) a missão Mars500, uma parceria entre Rússia, China e a agência espacial europeia (ESA, na sigla em inglês) que faz por merecer o apelido de “Big Brother Marte”.

Na verdade, durante mais de um ano, seis homens simularam uma viagem ao planeta vermelho, presos em uma "nave espacial"  na Rússia. Eles "voltaram à Terra" no início da manhã.



Embarcaram em 3 de junho de 2010. Na "nave", e só podiam tomar banho uma vez por semana, tinham diversas tarefas a cumprir e para falar com o mundo exterior tinham que respeitar o tempo que demora para uma mensagem de verdade ir da Terra até Marte, o que pode chegar a até meia hora.

A "nave" é na verdade um conjunto de módulos construídos dentro do prédio do Instituto de Problemas Biomédicos da Rússia, um dos parceiros do projeto.

Mais de 6 mil pessoas de 40 países se candidataram para participar do projeto. No fim, os escolhidos foram o cirurgião russo Sukhrob Kamolov, o engenheiro francês Romain Charles, o médico russo Alexandr Smoleevskyi, o engenheiro ítalo-colombiano Diego Urbina, o instrutor de astronautas chinês Wang Yue e o engenheiro russo Alexey Sitev, comandante da missão.

Fonte: G1 Globo